(21) 2667-1136
(21) 3102-0880

A KONUS desenvolve nova parceiria com a INDUSTRIAL SOLAR. Energia limpa e renovável e eficiência energética para sua indústria

A Konus Icesa S.A., a Sunshine Engenharia e a empresa alemã Industrial Solar fecharam um acordo de cooperação no Setor de Energia Heliotérmica.
A heliotermia ainda é uma tecnologia em estado de desenvolvimento que proporciona diversas oportunidades de inovação industrial e capacitação de mão de obra. Países como a Alemanha, Espanha e os Estados Unidos são líderes na tecnologia heliotérmica, o Brasil tem potencial de garantir um lugar de vanguarda no âmbito mundial nesta tecnologia de ponta.
Com esta tendência, a Konus Icesa S.A., a Sunshine Engenharia e a Industrial Solar decidiram firmar um acordo de cooperação com o intuito de fortalecer as suas atividades na Área de Troca Térmica Solar para o Mercado Brasileiro.

A Konus Icesa S.A.Soluções Térmicas e Siderúrgicas – atua há 60 anos com sistemas de aquecimento de fluidos térmicos e equipamentos e processos para a indústria siderúrgica, levando a seus clientes produtos e serviços com tecnologia de ponta, para a realização de empreendimentos
nos mais variados segmentos da indústria.

A Sunshine Engenharia é uma empresa criada no final de 2014 com o objetivo de integrar soluções de energia solar que atendam à demanda térmica industrial, por meio de engenharia especializada associada a tecnologias inovadoras, rentáveis e de baixa emissão de carbono.

A Industrial Solar foi fundada em 2008 como uma spin-off da PSE AG com apoio do Instituto Fraunhofer. Com forte capacitação nas áreas de engenharia, fabricação, e instalação turn-key de sistemas solares de aquecimento de processos, podendo atender diversas demandas energéticas do mercado.

Tecnologia Heliotérmica:

Também conhecida como Concentrated Solar Power (CSP), é baseada na reflexão dos raios solares com a utilização de um sistema de espelhos que acompanham a posição do Sol ao longo do dia e refletem a irradiação solar concentradamente para um receptor de calor, chamado tubo absorvedor.No tubo absorvedor a energia térmica é transferida para um fluido de trabalho (água ou fluido térmico). Por meio dessa tecnologia, é possível o aproveitamento da energia solar para diversos processos industriais que requerem calor.

Existem basicamente quatro tipos de tecnologia CSP: Calha Parabólica, Fresnel, Torre Solar e Disco Parabólico. A principal diferença entre elas é o mecanismo de concentração solar.

A Industrial Solar faz uso da tecnologia do Coletor Fresnel, que segue um conceito parecido com o tipo calha parabólica, mas com algumas importantes diferenças: A linha focal, onde a energia do Sol é concentrada, não se move, o que facilita a utilização de um fluido sob pressão já que as conexões não precisam ser flexíveis. O arranjo dos espelhos refletores próximos ao piso facilita a manutenção e limpeza do conjunto e também possuem baixa carga dinâmica de vento.

A tecnologia da Industrial Solar pode fornecer calor por meio de água, fluido térmico ou vapor, podendo ser instalado e operado “em paralelo” com os sistemas da Konus, novos e existentes, aumentando a eficiência e reduzindo o consumo de combustível, sem prejuízo da confiabilidade.

Para obter mais informações entre em contato conosco:
brasil@industrial-solar.de

KONUS ICESA S.A. | Todos os direitos reservados •  Rodovia Presidente Dutra, Km 179, Nova Iguaçu, RJ